NÚCLEO GOIÁS | REVISTA RAÇA MARCHADOR

NÚCLEO GOIÁS

NÚCLEOS

NÚCLEO GOIÁS

NÚCLEO GOIÁS

 

Quando começou a criação da raça e por quê? 

Nosso Haras nasceu, da paixão pelo Mangalarga Marchador, em 1995, com a compra de algumas matrizes e um garanhão, fechados na linhagem Bela Cruz. 

Qual nome de seu Haras? 

Haras Morro Castelo, hoje situado às margens do Lago das Brisas, município de Itumbiara-Go.

Desde quando é presidente do Núcleo?

Desde janeiro de 2020; a gestão dessa Diretoria é para o triênio 2020/2022.

O estado de Goiás hoje tem uma representatividade importante dentro da raça, 1º por estar crescendo a passos largos, 2º por ter criadores de renome nacional e talvez o mais importante estar expandindo no centro oeste onde a raça é menos atuante – fale nos um pouco sobre isto? 

O estado de Goiás tem grande importância no agronegócio; somos um estado que explora com expertise não somente a agricultura, mas também a pecuária; nesse contexto a raça Mangalarga Marchador tem um grande mercado para se desenvolver. Além disso nosso estado tem uma topografia propícia e lugares imperdíveis para serem explorados em cavalgadas e encontros entre amigos e familiares. 

Quais são as principais exposições realizadas anualmente no Estado? 

São tradicionais as duas Exposições no Parque Agropecuário de Goiânia, em maio e outubro, além dos eventos itinerantes da raça no interior do estado. 

Assumimos o Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Goiás no primeiro ano da Pandemia/COVID-19 e isso dificultou muito o nosso trabalho; tivemos que aguardar a liberação dos Órgãos Públicos para reprogramar nossos eventos, e seguir à risca os protocolos de segurança; mesmo assim conseguimos realizar em 2020 uma Copa de Marcha em Anápolis, outra em Luziânia, e a 49ª Expo Saga Nissan no Parque Agropecuário de Goiânia. 

Esse ano com a continuidade da Pandemia não foi diferente, no entanto fizemos algumas ações pontuais a exemplo do “Vivendo e Aprendendo”, 8 Lives que aconteceram no primeiro semestre com a participação de grandes conhecedores da raça e um Curso de Adestramento Básico em setembro. Conseguimos também realizar no final de julho/início de agosto um grande evento, na nossa 50ª Expo SagaRAM, no Parque Agropecuário de Goiânia, implementando inclusive algumas ações inovadoras muito elogiadas pela Associação; e a II Copa de Marcha SagaRAM em Anápolis no mês de outubro.

Você poderia citar alguns haras de expressão no estado tanto na batida, quanto de picada? 

Goiás tem grandes Criadores e Expositores tanto na marcha batida, quanto na marcha picada, cito como referência nacional na marcha batida o Haras Santa Vitória, de propriedade do associado Adão Luiz de Andrade e na marcha picada o Haras Vale das Paineiras, do associado João Ricardo do Valle Sampaio.

O Mangalarga Marchador vem ganhando terreno no estado e na região – por quê? 

Pelo comprometimento e trabalho sério realizado nos criatórios, além do trabalho profissional dos expositores, ambos visando o crescimento e o desenvolvimento da raça. Outro aspecto de extrema importância é o apoio e parceria que temos da ABCCMM.

Considerações finais:

Agradeço em nome de toda a Diretoria e Associados do NCCMM-Go, pela oportunidade de podermos participar dessa importante edição da revista Raça Marchador para o CBM - Campeonato Brasileiro de Marcha Batida e Picada 2021!

 

Patrícia Martins Sepúlveda - Presidente NCCMM-GO

 

Páginas da matéria - Edição 7

Página 0 Página 1