AKRON EDÚ | REVISTA RAÇA MARCHADOR

AKRON EDÚ

PEDIGREE DO MÊS

AKRON EDÚ

AKRON EDÚ

A história de um Raçador

Akron é fruto do acasalamento de excelentes animais de sela, que a Edú sempre primou em ter para cavalgadas e na lida da fazenda. Seu pai Madrigal Narciso, cavalo fechado no sangue de Traituba Aviso, que usamos em toda nossa tropa na época, sua mãe a excepcional Lislie Edú (Executivo lobos x Bailarina lobos), égua de confiança de nosso criatório, que foi consagrada como Campeã Nacional de Marcha, produzindo diversos campeões nacionais.

Sua história começa quando vendemos Lislie Edú para o Haras Morro Redondo de Airton Machado de Sete Lagoas/MG e seguramos a barriga com prenhes de Madrigal Narciso por acreditarmos no produto. Quando nasceu o produto lá no Haras Morro Redondo, Airton nos ligou avisando que tinha nascido um macho e demonstrou interesse em comprá-lo, a pedida não o agradou, portanto, ficamos com o potro porque sabíamos o quanto era valiosa a produção da Lislie para nossa seleção. Aos 5 meses após a desmama, fomos buscá-lo em Sete Lagoas, juntamente com tio Frau e Marlon e registramos o belíssimo potro com o nome de Akron Edú.

Ficou na fazenda Chapada até um ano e seis meses, foi quando Marcelo Birmarker do Haras Estrela do Oriente/RJ, comprou a Lislie Edú e acabou levando o Akron também.

Akron Edú já montado, foi vendido a um condomínio que Magdi Shaat do Haras Elfar participava, e o introduziu em sua tropa em algumas de suas melhores doadoras, acreditando principalmente em sua genética de expoentes de marcha. 

Na venda ao Haras Estrela do Oriente reservamos algumas coberturas de Akron, mas não tivemos a felicidade de usá-lo.

Faleceu precocemente aos seis anos, mesmo assim deixando uma grande prole de descendentes de destaque, garanhões e matrizes que hoje não só dão sequência ao criatório Elfar, mas também, em alguns dos grandes criatórios da raça Mangalarga Marchador, o que nos deixa muito felizes!

Tereza Cristina Junqueira de Andrade – Haras Edú – Cruzília/Luminárias/MG

Páginas da matéria - Edição 6

Página 0 Página 1