HARAS MONTE BRANCO, SELEÇÃO NO BERÇO DA RAÇA | REVISTA RAÇA MARCHADOR

HARAS MONTE BRANCO, SELEÇÃO NO BERÇO DA RAÇA

HARAS EM DESTAQUE

HARAS MONTE BRANCO, SELEÇÃO NO BERÇO DA RAÇA

HARAS MONTE BRANCO, SELEÇÃO NO BERÇO DA RAÇA

Apaixonado pelo cavalo desde criança, Carlos Roberto Alves começou a criar o Mangalarga Marchador há 15 anos, dando início à história do criatório Monte Branco.

No ano de 2018, convicto de que deveria profissionalizar sua seleção da raça, montou uma nova estrutura arrojada e moderna toda voltada para criação de cavalos na cidade de Caxambu, berço da raça Mangalarga Marchador, o Haras CR Alves Monte Branco.

Apoiado nos conselhos de Leonardo Carmo, escolhido para gerenciar na seleção da tropa, Carlos Roberto reformulou todo plantel, buscando conferir uma nova identidade ao criatório, tendo por desejo criar uma marca que fosse sinônimo de qualidade e credibilidade, alcançada por meio de uma seleção criteriosa com animais de ponta da melhor genética do Mangalarga Marchador. Além disso, projetou um haras com uma infraestrutura completamente funcional.

Assim, do seu criatório inicial, o Haras CR Alves Monte Branco preservou apenas algumas éguas, com destaque para a Laglória Única (Pégaso Traituba A.A. x Laglória Jandaia), fêmea que, apesar de possuir na época mais de 15 anos de idade, se apresentava com os atributos de uma doadora contemporânea.

Para alavancar a sua criação, Carlos Roberto decidiu seguir o caminho contrário àquele trilhado pela maioria dos criadores iniciantes e, em vez de comprar doadoras, formou, a princípio, o seu time de garanhões. Sabidamente, criar um elenco de reprodutores faz da difícil tarefa de selecionar cavalos algo mais fácil, tendo em vista que, a partir dos machos, o criador possui a chance de arquitetar um lote de fêmeas padronizado, de modo que possa usar o seu garanhão, invariavelmente, em todas as matrizes.

Contrário a isso, quando primeiro se adquirem as éguas, a busca por um garanhão ideal torna-se mais desafiadora, haja vista que, não possuindo um rebanho padronizado de fêmeas, a utilização do reprodutor pode tornar-se limitada, do ponto de vista da seleção.

Desse modo, o Haras CR Alves Monte Branco fez do seu criatório uma constelação de ilustres garanhões reconhecidos nacionalmente, decidido que somente produziria animais superiores após alicerçar a sua base com exemplares também dotados de notória excelência. Nesse sentido, foram adquiridos:

FATOR DA CAVARÚ-RETÃ
(Favacho Estanho x Qualidade da Zizica), oriundo do criatório Cavarú-Retã e síntese de dois criatórios pilares da raça: Fazenda Favacho e Fazenda Morro Grande. Fator notável garanhão que gerou inúmeros campeões nacionais de marcha, reúne em seu pedigree memoráveis representantes da raça Mangalarga Marchador, como Favacho Estanho, Favacho Sina, Favacho Quociente e o inesquecível Truc do Morro Grande.

GALANTE DO EXPOENTE
(Trilho da Zizica x Única Kafé), numero 1 do Ranking nacional 2018/2019 um dos principais e mais cobiçados reprodutores do Mangalarga Marchador contemporâneo, fruto da fusão das linhagens Morro Grande e JB, Campeão dos Campeões Nacional de Marcha, em Belo Horizonte/MG, em 2011, e possuidor de sete títulos nacionais de progênie. 

HALEY MORRO DO SOL NASCENTE,
um filho de Fator da Cavarú-Retã (por Libra JEA), Reservado Campeão Nacional Cavalo Júnior de Categoria e Reservado Campeão Nacional Cavalo Júnior de Marcha, em BH/MG 2019, é um dos principais integrantes do time de pistas do criatório CR Alves Monte Branco.

MONARCA DE ALCATÉIA
(Lótus da Catimba x Fortuna de Alcatéia), proveniente do renomado criatório Alcatéia e detentor dos títulos de 1º Prêmio Nacional Cavalo Adulto Maior de Categoria e Reservado Campeão Nacional Cavalo Adulto Maior de Marcha, em Belo Horizonte/MG, em 2019. O Monarca, que figura como uma das grandes promessas da raça para seguir com um futuro brilhante como reprodutor, reúne em sua genealogia animais como Lótus da Catimba, Sapoti do Aeroporto, Floresta das Amoras, Pavão do Morro Queimado e Favacho Diamante.

CAXAMBU ÍDOLO
(Ginete Meus Amores x Bélgica JB da Ogar), da criação do mestre José Márcio Leite, jovem reprodutor negro, corre em suas veias genética do melhor sangue da linhagem JB e é detentor título máximo da marcha - Campeão dos Campeões Nacional de Marcha, conquistado em Belo Horizonte/MG, no ano de 2017. Formado o plantel dos garanhões, composto por alguns dos melhores representantes da raça, nivelando a qualidade dos seus indivíduos por cima e fornecendo variabilidade genética consistente para iniciar a seleção, o Haras CR Alves Monte Branco partiu em busca da aquisição das suas doadoras. Entre as selecionadas para compor o seu time de estrelas, destacam-se:

EXTRA GENIAL
(Fator da Cavarú-Retã x Bali Kafé); LIBRA JEA (Enigma Scala x Granada JEA);

GOSTOSA DA MATRIX
(Jabuti da Mandassaia x Dora da Figueira), Bicampeã Nacional de Marcha, em Belo Horizonte/MG, nos anos de 2017 e 2018;

CALIFÓRNIA CALAMBAU DO CARDEAL
(Fator da Cavarú-Retã x Ioga do Cardeal), Campeã Nacional Égua Sênior de Marcha, em Belo Horizonte/MG, no ano de 2018;

CAPADOCCIA CALAMBAU DO CARDEAL
(Fator da Cavarú-Retã x Ioga do Cardeal), Reservada Campeã Nacional Égua Sênior de Marcha, em Belo Horizonte/MG, no ano de 2018;

ATENA MAIRIFLOR
(Tigrão Kafé x Foliã de Mairiflor), Reservada Campeã Nacional Progênie de Mãe, em Belo Horizonte/MG, no ano de 2018, e Campeã Nacional Progênie de Mãe, em Belo Horizonte/MG, no ano de 2019.

A aquisição da doadora HANNAH QUALISUL (Fator da Cavarú-Retã x Vanessa Monazita) rendeu ao Haras CR Alves Monte Branco a sua primeira grande conquista nacional, em Brasília/DF, em 2018, ao sagrar-se Res. Campeã das Campeãs Brasileira de Marcha, durante o 32º Campeonato Brasileiro de Marcha.

A preservação da reprodutriz Laglória Única no criatório se refletiu em outra escolha acertada, já que, após o acasalamento com o Fator da Cavarú-Retã, ela produziu Diamante do Monte Branco, o qual conquistou os relevantes títulos de 2º Prêmio Nacional de Marcha e de Categoria, em Belo Horizonte/MG, em 2019.

Atualmente, as duas principais apostas do Haras CR Alves Monte Branco já são oriundas da sua própria criação, sendo elas a potra jovem, Malubre da Monte Branco, uma filha de Monarca de Alcatéia x Raposa E.A.O., irmã própria de Galante do Expoente, e o promissor Jamal da Monte Branco, filho de Fator da Cavarú-Retã x Havana do Expoente.

Já colhendo os primeiros resultados obtidos por ter feito escolhas certeiras, o criador Carlos Roberto Alves trilha um caminho vitorioso, que já integra o seu nome e de sua equipe como um dos melhores selecionadores da raça Mangalarga Marchador.

Páginas da matéria - Edição 6

Página 0 Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5